Ásia,  China

Palácio de Norbulingka

Palácio de Norbulingka (na Transliteração Wylie: nem bu-gling-ka), literalmente ‘a jóia do parque, é um palácio e o parque circundante em Lhasa, Tibet. O palácio foi usado como residência de verão dos sucessivos Dalai Lamas desde 1780 até à ocupação pela República Popular da China.

O parque foi construído por Kelsang Gyatso, 7º Dalai Lama, em 1755 e tornou-se a residência de Verão, durante o reinado de Jamphel Gyatso, oitavo Dalai Lama.

O primeiro edifício construído foi Pozhang Gesang Palace, construído por Kelsang Gyatso. O Novo palácio foi iniciado em 1954 por ordem do actual Dalai Lama Tenzin Gyatso e foi concluído em 1956. O jogo consiste em capelas, jardins, fontes e lagos. A oeste, Taís construído por Kelsang Gyatso Potang é ‘um belo exemplo da arquitetura da tradição Gelugpa (amarelos caps). Sua sala do trono totalmente restaurada é muito interessante.'[1]

Os jardins são áreas de piquenique popular e fornecem uma bela definição para teatro, dança e festivais, particularmente o Sho Dun, ou O Festival de iogurte, realizado no início de Agosto, com famílias acampando no jardim por vários dias, cercado de barracas temporárias com tapeçarias coloridas e pinturas feitas para desfrutar o calor do verão.

O palácio está localizado a três quilômetros a oeste do Palácio de Potala, que foi o Palácio de inverno. Edifícios adicionais foram crescendo no Parque durante a primeira metade deste século. Em 2001, a UNESCO acrescentou o Norbulingka na lista do património mundial como parte da conjunto histórico do Palácio de Potala.

Há também um jardim zoológico em Norbulingka, originalmente criado para manter os animais recebendo o Dalai Lama. Heinrich Harrer, XIV Dalai Lama ajudou a construir lá um pequeno cinema na década de 1950.

 

(c) images Inhorw